quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os sons que embalaram os anos 60 e 80.

A professora Magali desenvolveu juntamente com os alunos das 8° series o projeto: Os sons que embalaram os anos 60 e 80. Os alunos fizeram pesquisas sobre canções, cantores e bandas que fizeram sucesso, ensaiaram coreografias e fizeram uma bela apresentação a toda escola. Confira as imagens:








segunda-feira, 27 de maio de 2013

JESC

A escola participou dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) de 12 a 14 anos, com as modalidades: Futsal masculino, Xadrez feminino e Tênis de Mesa masculino. Na etapa municipal conquistou 2° lugar no futsal, 2° lugar no xadrez e 1° lugar no tênis de mesa.

1° lugar - Estapa Municipal - Tênis de mesa - JESC 12 a 14 anos


Futsal masculino - JESC 12 a 14 anos - segundo lugar- etapa municipal



Na etapa microrregional conquistou o 4° lugar no xadrez e foi campeã no tênis de mesa o qual foi classificado para etapa regional, que será disputada de 19 a 25 de junho em Araranguá.
1° lugar - Estapa Micro-regional - Tênis de mesa - JESC 12 a 14 anos


2° Lugar - Xadrez -  Etapa Muncipal - JESC 12 a14 anos

A escola gostaria de parabenizar a todos os seus atletas participantes pela dedicação e disciplina que apresentaram durante os treinos e nos jogos.

Por: Letícia Silva Pereira
Professora de Educação Física.




terça-feira, 21 de maio de 2013

Apoio aos estágiários


A principal finalidade do estágio é preparar adequadamente os alunos para a vida profissional e facilitar a sua integração no mercado de trabalho. É importante referir que a E.E.B Ary de Souza Borges apoia os alunos  que aqui buscam o seu estágio, orienta  e dá a oportunidade de aprendizagem que favorece o desenvolvimento do estudante.
 Neste mês recebemos os estagiários Adriana, Adriely e Lucas que cursam Educação Física na Facvest. Confira as imagens:


PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA


Neste mês de Maio de 2013, as professoras Letícia e Suelen, realizaram nas dependências da escola, o teste de IMC (Índice de massa corporal), dos alunos o 1º ao 9º ano, dos períodos matutino e vespertino. Com intuito de alertar pais e alunos, para uma melhoria de qualidade de vida e para incentivar o PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, este por sua vez é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das politicas brasileiras.
Com o mundo atual em que vivemos, tendo as crianças um meio de vida, com baixa frequência de atividades física e a má alimentação, não poderíamos esperar outro resultado a não ser o IMC alto de nossos alunos.
É um dado preocupante porque nossas crianças tem um maior risco de apresentarem a síndrome metabólica na idade adulta. Agora a intenção de nossas professoras é passar um documentário sobre todos os malefícios que as comidas de fast food, que as crianças e adolescentes adoram fazem em nosso organismo, para assim tentarem promover uma vida saudável e através dos exercícios físicos, ajudarem as crianças a prevenirem-se de serem adultos obesos com doenças crônicas.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Reunião de Pais


Foi realizada na quarta-feira dia 15 nas dependências da escola a Reunião de Pais e entrega de boletins do 1° Bimestre. O encontro que sempre é realizado após o encerramento de cada Bimestre contou com grande presença dos pais, e teve como papel principal estreitar o laço entre a família e a escola.

Durante o evento foram passadas recomendações para os pais, tanto de parte pedagógica quanto da disciplinar, visando um melhor rendimento dos alunos nas atividades escolares. Mas o ponto alto da reunião foi as apresentações e homenagens feitas às mães pela passagem de seu dia no ultimo dia 12.
Os alunos de violão do professor Jeferson encantaram a todos com sua apresentação da música A CASA de Vinicius de Moraes. Muitas mães se emocionaram com a apresentação dos alunos do 1° ano das professoras Nair e Kelen, que fizeram uma linda coreografia e cantaram a música MINHA MÃE do Balão Mágico. A aluna Ana Carolina do 3° ano abrilhantou a noite com a poesia TUDO de Glauca Pires Ferreira e as demais turmas fizeram suas homenagens em slides.
Na ocasião também foram feitos os sorteios das cestas do Dia das Mães promovidas pelas 8°s Series que tiveram como vencedores: Iam Schilisting, Carlos Augusto Fernandes Cardoso e Mateus Couto Zanette.
No final cada professor se dirigiu a sua sala onde foi feita a entrega dos boletins e os pais tiraram suas dúvidas com os professores regentes sobre o desempenho escolar de seus filhos.



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia 13 de maio Dia de Nossa Senhora de Fátima
Padroeira da nossa escola

Neste dia 13 foi um dia de festa em nossa escola. Em comemoração ao dia de nossa padroeira contamos com a presença da palestrante Cornélia Deves de Oliveira que falou sobre fé, devoção e contou um pouco sobre a história da aparição de Nossa Senhora de Fatima aos três pastorzinhos. Em seguida os alunos participaram de uma gincana promovida pela professora de Ed. Física Leticia e Suelen com o apoio dos demais professores. Confiram as fotos:



13 DE MAIO - ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Liberdade para todos os povos!
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil.Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).
 
 
Contexto Histórico
No início da colonização do Brasil (século XVI), não havia no Brasil trabalhadores para a realização de trabalhos manuais pesados. Os portugueses colonizadores tentaram usar o trabalho indígena nas lavouras. A escravidão indígena não pôde ser levada adiante, pois os religiosos católicos se posicionaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Logo, os colonizadores buscaram uma outra alternativa. Eles buscaram negros na África para submetê-los à força ao trabalho escravo em sua colônia. Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil.

Como era a escravidão no Brasil
Os negros africanos,

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Parabéns São Joaquim!

No dia 7 de maio a cidade mais fria do brasil completou 126 anos. A pacata São Joaquim, com seus 24 mil habitantes, é conhecida pela maçã e pelo frio. O cultivo da fruta é a principal atividade econômica da cidade, ao circular pelas estradas de terra no interior do município é comum ver pequenas plantações de macieiras ao lado das casas simples dos fruticultores.

O município vem se destacando também pelos vinhos de altitude que estão alcançando nível internacional tais como: Villa Francioni, Joaquim, Quinta da Neve, Núbio, Suzin entre outros.Além da maçã e do vinho, São Joaquim é famosa em todo o país como a cidade mais fria do Brasil. Situada a 1.353 metros de altitude, São Joaquim é uma das cidades mais altas do país, quanto à altitude da sede municipal. 

 Durante os meses de inverno, é comum a ocorrência de geadas e ocasionalmente, nos dias de frio mais intenso, ocorrem precipitações de neve, que no entanto não aparecem muitas vezes ao ano e poucas vezes são intensas.

Fonte: Portal de Turismo do Município de São Joaquim / Agencia de notícias São Joaquim On line