Plano de Gestão
2016/2019
Reestruturação
Apresentação
Em consonância com o Decreto Estadual nº 1.794/2013,
que “dispõe sobre a Gestão Escolar da Educação Básica e Profissional, em todos
os níveis e modalidades, da rede estadual de ensino”, a Escola de Educação
Básica Ary de Souza Borges, vem através deste instrumento apresentar o Plano de
Gestão Escolar para a gestão 2016/2019.
É necessário ressaltar que este plano foi construído
coletivamente, onde foram ouvidos todos os setores que envolvem a comunidade
escolar, lembrando que participamos da capacitação ocorrida em Florianópolis
que nos trouxe subsídios importantíssimos na elaboração deste plano e agora
mais esta capacitação que está trazendo novos subsídios para que possamos
melhorar a nossa atuação enquanto gestores através da plataforma e-proinfo,
onde podemos interagir de uma forma mais completa trocando ideias e informações
com nossos colegas gestores e também com nossa moderadora.
Já no início do ano letivo de 2016 na semana do
planejamento escolar, iniciamos o trabalho do plano, conforme orientação da
capacitação dos diretores, realizando com os professores, funcionários, representantes
da APP, do conselho deliberativo e do grêmio estudantil onde nesta semana foi
revisto o diagnóstico da escola e também foram traçadas, com base no documento
fornecido aos diretores sobre os principais problemas que afetam a educação,
uma série de metas e ações que ao longo do desenvolvimento deste plano serão
devidamente especificadas e posteriormente postas em ação!
É preciso dizer da importância da construção
realizada de forma coletiva na realização deste trabalho, que temos convicção que
será exitoso e não será somente mais um instrumento de planejamento engavetado,
mas sim, direcionará o trabalho do dia-a-dia da escola, onde perseguiremos
incansavelmente a nossa missão de “transformar a sociedade joaquinense” em
cidadãos ativos e partícipes do processo de desenvolvimento municipal através
da escola.
Temos consciência da nossa responsabilidade enquanto
gestor escolar e faremos o que nos for possível para promovermos ações, sempre
de forma coletiva, na construção de um futuro mais próspero, para isto,
contamos com o comprometimento de todos os setores da comunidade escolar!
IDENTFICAÇÃO
DO DIRETOR
1. NOME: Pedro Paulo Goulart da Silva.
1.1 FORMAÇÃO: Graduado em Educação
Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 1984).
1.2 Graduado em Processos Gerenciais
pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI – 2008).
1.3 Pós graduado (Lato Sensu) em
Educação Geral pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC – 1994).
1.4 Pós graduado (Lato sensu) em
Administração de Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC-FEPESE – 1999).
1.5 Pós graduado (Lato sensu) em
Gestão Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2011).
1.6
ENDEREÇO RESIDENCIAL: Avenida Assis Martorano, 373. Bairro Martorano.
CEP. 88600-000 – São Joaquim SC.
1.7 TELEFONE: (49) 3233 2511
residencial. (49) 9992 1408 celular. (49) 3233 0558 Escola.
1.8 E-MAIL: diretor101095@sed.sc.gov.br
goulartpedro51@gmail.com
2. IDENTIFICAÇÃO
DA ESCOLA:
2.1 NOME: Escola de Educação Básica Ary de
Souza Borges.
2.2 MUNICÍPIO: São Joaquim – SC.
2.3 ENDEREÇO: Rua Dr. Jorge Bleyer s/nº.
2.4
NÍVEIS
E MODALIDADES DE ENSINO OFERTADOS: A Escola oferece o Ensino Fundamental do 1º
ao 9º ano e oferece também o Programa “Mais Educação” com 05 oficinas, sendo
elas, 1 – Alfabetização e letramento. Duas oficinas. 2 – Iniciação a
instrumentos de corda. 3 – Dança. 4 – Redes Sociais.
2.5 QUANTIDADE DE TURMAS POR ETAPAS E MODALIDADES
DE EDUCAÇÃO E TURNO: No período matutino a escola possui 06 turmas, que são, 4º
ano 1, 5º ano 1, 6º ano 1, 7º ano 1 e 8º ano 1 e 9º Ano 1. Trabalha ainda com o
programa “Mais Educação”, com as seguintes oficinas, Alfabetização e Letramento
na terça e quinta feira das 09:00 às 12:00 horas e das 13:15 às 16:00 horas,
Iniciação a instrumentos de corda segunda-feira das 09:00 às 12:00 horas e das
13:15 às 16:00 horas, Dança na quarta-feira das 09:00 às 12:00 horas e das
13:00 às 16:00 horas e Redes Sociais na sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas e
das 13:15 às 16:00 horas.
2.6 No período vespertino a escola possui
11 turmas, que são 1º ano 1, 1º ano 2, 2º ano 1, 2º ano 2, 3º ano 1, 3º ano 2,
4º ano 2, 5º ano 2, 6º ano 2, 8º ano 2 e 9º ano. Trabalha ainda com o programa
“Mais Educação”, conforme determinado no parágrafo anterior e ainda possui duas
turmas do PENOA, uma de anos iniciais e outra de anos finais.
2.7 QUANTIDADE DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO
NA DOCÊNCIA: A Escola conta com 25 profissionais em exercício, como segue:
Professor
|
C.H.
|
Disciplina
|
Vínculo
|
Giceli
Elaine da Silva Souza
|
40h
|
Matemática
|
Efetivo
|
Rogério
Barbosa
|
30h
|
História
e Geografia
|
Efetivo
|
Josiane
Souza Amaral
|
20h
|
Ciências
|
Efetivo
|
Daniela
Rodrigues Lucio
|
40h
|
Anos
Iniciais
|
Efetivo
|
Maria Gorete
Machado
|
40h
|
Artes
|
Efetivo
|
Nériton Luiz
Barbosa
|
30h
|
Inglês
|
Efetivo
|
Sandra
Padilha Alves
|
40h
|
Língua
Portuguesa
|
Efetivo
|
Nair
BorgesHabitzreuter
|
20h
|
Anos
Iniciais
|
ACT
|
Larissa
Alves Matos
|
20h
|
2º
Professor
|
ACT
|
Larissa
Castelo Campos
|
40h
|
Mais
Educação
|
ACT
|
Elizabeth
Bathke Vieira
|
20h
|
Anos
Iniciais
|
ACT
|
Elizandra
Aparecida dos Santos
|
20h
|
Anos
Iniciais
|
ACT
|
Marlize
Padilha Nesi
|
20h
|
Anos
Iniciais
|
ACT
|
Michel
Pereira Luciano
|
10h
|
Educação
Física
|
ACT
|
Angelina
Costa Linhares
|
10h
|
Ensino
Religioso
|
ACT
|
Mateus Nunes
Durand
|
40h
|
Monitor
Informática
|
ACT
|
Lurdete
Aparecida Ribeiro
|
20
|
Anos
Iniciais
|
ACT
|
Professor
Lages
|
20
|
Anos
Iniciais
|
ACT
|
Ana Mariza
Nunes
|
20
|
Professor
Domiciliar
|
ACT
|
Denise Nunes
|
10
|
PENOA
|
ACT
|
Simoni
Goulart
|
10
|
História
|
Efetiva
|
Ricardo Costa
|
20
|
Ed.
Física
|
ACT
|
Lucas Hugen
|
10
|
Ed.
Física
|
ACT
|
Guilherme
Amaral
|
10
|
Ed.
Física
|
ACT
|
Aguilnaldo
Pereira
|
20
|
Ed.
Física
|
Efetivo
|
2.8 QUANTIDADE DE PROFESSORES EM OUTRAS
ATIVIDADES NA ESCOLA: A escola conta com 03 profissionais na escola, como
segue:
Professor
|
C.H.
|
Disciplina
|
Vínculo
|
Araci
Ribeiro de Jesus
|
40h
|
A.T.P.
|
Efetivo
|
Denise
Campos Araújo
|
40h
|
A.T.P.
|
Efetivo
|
Raquel de
Oliveira Nunes
|
20h
|
A.T.P.
|
Efetivo
|
2.8
QUANTIDADE DE SERVIDORES: A Escola conta com 04 servidores, como segue:
Nome
|
C.H.
|
Função
|
Maribél
Córdova de Liz
|
44h
|
Auxiliar
de Serviços Gerais
|
Vanilda
Francisca da Silva
|
44h
|
Servente
II
|
Isalete
Mesquita Pereira
|
44h
|
Servente
I
|
Salete
Aparecida Vargas
|
44h
|
Servente
I
|
3.
REFERENCIAL TEÓRICO
O referencial
teórico que sustentará o trabalho desenvolvido na escola EEB Ary de Souza
Borges e o processo ensino aprendizagem tem como base a Proposta Curricular de
Santa Catarina (1998).
Além das ideias do
educador Paulo Freire, nossa proposta pedagógica tem influencia das teorias sócio-históricas
desenvolvidas por Vygotsky e Bakhtin. Suas ideias têm servido de base para
muitos educadores interessados na construção de uma nova pedagogia.
A concepção histórico-cultural, à medida que
considera todos capazes de aprender a compreender que as relações e interações
sociais estabelecidas pelas crianças e pelos jovens são fatores de apropriação
de conhecimento, traz consigo a consequência da responsabilidade ética da
escola com a aprendizagem de todos, uma vez que ela é interlocutora
privilegiada nas interações sociais dos alunos. E, portanto, a escola é
responsável por formar cidadãos motivados, críticos, capazes de realizar
produções cada vez mais aprimoradas, sejam elas no campo da língua das ciências
ou no campo da arte, incluindo ainda a apreciação de múltiplas produções
artísticas ligadas a diferentes culturas e momentos históricos.
O conhecimento
constitui-se das produções humanas, histórica e culturalmente elaboradas e
apropriadas pelo sujeito através das interações sociais, na busca da
compreensão de si, do outro e do mundo.
Para Vygotsky, as
funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do
individuo e seu contexto cultural e social.
Ele define cultura
como uma espécie de palco de negociação. Seus membros estão em constante movimento
de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados.
Considerada, assim, a vida social como um processo dinâmico onde um sujeito e
ativo e onde acontece a interação entre o mundo e subjetivo de cada um.
Dentro dessa visão,
articulando essa teoria com a formação educacional escolar, formal, a ação do
professor se tornou ainda mais insubstituível e é considerado de extrema
importância Seu papel de mediador entre o senso comum do aluno e o saber
cientifico é fundamental para que ele possa construir um conhecimento mais
elaborado e significativo da realidade. É sua função verificar o que e como o
educador esta aprendendo, se esta fazendo algo que se encontra ao seu alcance
ou distante de suas reais possibilidades; se tem condições de avançar mais. E
diante desse diagnostico, fazer as devidas adequações, desencadeando novas
ações e reflexões.
Para Bakhtin, o
homem não nasce só como um organismo biológico abstrato, precisando também de
um nascimento social. O sujeito aprende a realidade e constrói a realidade,
portanto, da sentindo ao seu viver, a partir de sua relação social com o outro
e isso vem permeado pela linguagem. Portanto, o social é responsável pela
construção da linguagem e esta é essencial na construção do conhecimento.
Transpondo esses
pensamentos para a educação de modo geral, podemos dizer aquilo que o individuo
traz para a situação pedagógica depende das condições de vida real que o meio
social permite que ele tenha. Assim, toda situação pedagógica pressupõe a
compreensão do significado social de cada comportamento no conjunto das
condições de existência em que ocorre.
A escola, ao
pretender ensinar, deve levar em conta o que o aluno traz consigo, a sua
experiência pessoal, adquirida no seu grupo social. A experiência do saber não
deve representar ruptura com o que o aluno traz a escola, mas deve estabelecer
uma continuidade que leve domínio processo de construção. O sujeito estará
sempre alimentado às questões a partir do que consegue retirar da relação e
devolver a ele.
De acordo a
proposta curricular de Santa Catarina (1998) as ações pedagógicas (relação de
ensino aprendizagem) deveram caracterizar movimento social a partir do micro
universo da sala de aula. O que significa que a sala de aula é só um espaço
especifico, apropriado para algumas tarefas partes de um projeto maior que se
desenrolaram ocupando espaços cada vez mais amplos (imersão na sociedade).
Encarar
aprendizagem para dar sentido ao ensino é, antes de qualquer coisa, interagir,
interpretar, compreender, participar. É, também, como corolário, abandonar o
autoritarismo nas relações dentro da escola e da sala de aula. Por outro lado, compreender o processo de
aprendizagem é atuar no sentido de que haja continuidade na conquista do saber,
o que nunca acontece na solidão, isto é para caminhar com o aluno. O professor
também vai, necessariamente, construindo o seu próprio saber (que alias, deve
ser registrado através de relatos, para que seja possível a interação e o
aprendizado em outros níveis dentro da própria escola).
Portanto, na
perspectiva de Vygotsky construir conhecimento implica numa ação compartilhada,
já que é através dos outros que as relações entre sujeito o objetivo do
conhecimento são estabelecidas.
O paradigma
esboçado sugere, assim, um redirecionamento do valor das interações sociais
(entre os alunos e o professor e entre as crianças no contexto escolar). Essas
passam a ser entendidas como condição necessária para a produção de
conhecimento por parte dos alunos, particularmente, aquelas que permitem, o
dialogo, a cooperação e a troca de informação mutua, o confronto de pontos de
vista divergentes e que implicam na divisão de tarefas onde cada um tem
responsabilidade que, sanadas resultam no alcance de um objetivo comum. Cabe,
portanto, ao professor, não somente, permitir que elas ocorram, como também
promovê-las no cotidiano da sala de aula.
Para Bakhtin
(1990), o dialogo permeia tudo. Esta na base de todas as relações humanas. Não
é possível construir conhecimento sem ter como referencial o outro.
Nesse sentido há
muito em comum entre Bakhtin e Paulo Freire. Este via na relação pedagógica um
diálogo no qual o educador e o educando se tornam sujeitos interativos mediatizados
pelo mundo. Considerava a dimensão interlocutiva como principio básico do processo
de ensino-aprendizagem, em que o professor e aluno dialogam como locutor e
interlocutor, praticando, assim, o exercício da democracia.
Dentro deste
perfil, nossa escola, num processo de construção coletiva está delineando um
futuro promissor para a comunidade escolar, sempre com a força do diálogo na
tomada de decisões e diminuindo consideravelmente a margem de erro na execução
das metas.
4. OBJETIVO GERAL
4.1 A nossa escola tem por missão: “Ser um Agente Transformador Sociedade
Joaquinense”.
4.2 De
acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina, a Escola de Educação Básica
Ary de Souza Borges tem como objetivo geral, Através do PPP e PGE, nortear e
conduzir o ensino-aprendizagem, partindo do pressuposto de que o conhecimento é
um patrimônio coletivo e por isso deve ser socializado, respeitando limites e
individualidades de cada educando, com foco no diálogo e no trabalho coletivo.
5.
DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
5.1 DIMENSÃO SOCIOECONOMICA:
Até os anos cinquenta, a economia
Joaquinense era basicamente a pecuária extensiva. Após esta data, começaram a
serem implantadas em São Joaquim as primeiras indústrias extrativas de madeira,
para atender as necessidades econômicas do local. Como São Joaquim era
revestido por imensos pinhais, a região começou a atrair imigrantes,
principalmente os de origem italiana, que deram inicio ao extrativismo
irracional, sem nenhum critério de preservação ecológica, fazendo com que
vastas florestas de araucárias desaparecessem quase que totalmente.
A mão-de-obra utilizada na
indústria madeireira era dos caboclos, que habitavam as terras do município. Os
caboclos, até então, acostumados a trabalhar nas fazendas da região, em troca
de moradia, alimentação e vestiário, viam trabalhar nas madeireiras uma nova
perspectiva de vida, onde agora, em troca de seu trabalho, recebiam salário
fixo, casas para morar e crédito para fazer compras para suprir suas
necessidades de alimentação e vestuário, no armazém da própria madeireira. Nos
meados dos anos setenta, as madeireiras, que haviam explorado e destruído a
vasta reserva de pinhais, sem qualquer critério, começaram a se retirar da
região, deixando para trás uma região devastada e uma população que havia saído
da zona rural, onde estava acostumada com a lida do campo, completamente desamparada
e, em muitos casos, com mutilações provocadas por suas máquinas. Essa mesma
população, quando se vê desamparada, começa a se instalar nos pontos
periféricos da cidade de São Joaquim, já que se desabilitou da vida rural,
dando assim, aos bairros populares. Após o ciclo do “Extrativismo da Madeira”,
a agropecuária e a fruticultura surgem como nova alternativa econômica para o
município de São Joaquim.
Nos anos
oitenta, surge a Escola de Educação Básica Ary de Souza Borges, no
bairro Martorano, nas proximidades de duas serrarias: a Agroindústria Ronda
Ltda. e a Madeireira Grillo Ltda., para atender as crianças dessa comunidade.
Esta escola
foi implantada em 1984, sob a denominação de Escola Básica Ary de Souza Borges.
Em 20 de março foi concebida a autorização para o funcionamento de quinta a
oitava série. A escola iniciou seu funcionamento em 1987 e no ano seguinte foi
criada uma turma de pré-escolar, apresentando todos os problemas e as
dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas em consequência de práticas
tradicionais, da centralização e do processo de proletarização dos
profissionais da educação.
A construção
da escola foi feita sem qualquer fiscalização e averiguação do material
utilizado, notando-se a grande ausência de compromisso com o bem público. Hoje,
a sua clientela escolar provém do bairro Martorano, Caiçara, Bela Vista, Madre
Paulina, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz, Subestação e Centro. Os pais ou
responsáveis, na maioria são trabalhadores das cooperativas ou diaristas dos
pomares de maçãs e da lavoura de batata percebendo uma renda de salário mínimo,
onde cerca de 25% dos alunos recebem o bolsa família. As mães, em sua maioria
não possuem profissão definida, trabalham em casa, são faxineiras (diaristas),
empregadas domésticas ou diaristas nos trabalhos de fruticultura e agricultura
(pomares e lavouras). As famílias são numerosas e muito de seus filhos já
trazem consigo a responsabilidade de auxiliar no cuidado dos irmãos menores, durante
nove anos a Escola trabalhou com a Escola de Período Integral, fato este que
trouxe um novo alento a clientela, que com aulas diversificadas através dos
temas transversais a Escola criou um vínculo importante com a comunidade,
lamentavelmente a EPI foi sendo gradativamente deixada de lado, garantindo a
partir de 2010 apenas a terminalidade para as turmas que já eram integrais e em
2013 foi concluída a última turma da EPI. Já em 2013 a Escola entrou no
Programa “Mais Educação” e a partir de 2014 passou a trabalhar com seis
oficinas do Programa, alfabetização e letramento, Iniciação a Instrumentos de
Corda, Futebol de Salão, Basquetebol, Tênis de Mesa e Xadrez, que são
modalidades em que a Escola sempre se destacou em níveis municipal, regional e
estadual. Apesar de todas as
dificuldades que a Escola e as famílias enfrentam, os pais valorizam a escola,
pelo fato dos mesmos não terem tido a oportunidade de uma melhor educação
escolar e também, porque veem nos estudos a possibilidade de ascensão social,
significando melhoria na qualidade de vida. Desta forma a maioria dos alunos
permanece na escola, o que se pode constatar pelo baixo índice de evasão que a
escola apresenta. A Escola possui atualmente 367 alunos, sendo que destes cinquenta
e oito recebem bolsa família. Também a Escola possui o maior índice do IDEB na
Serra Catarinense nos anos iniciais, 6,2 batendo a meta estabelecida para 2019,
o que reforça a nossa responsabilidade e compromisso para com a Educação e com
a Escola. As grandes perspectivas para o futuro de São Joaquim e para a
escassez de empregos é o seu desenvolvimento como polo turístico, significando
uma diversificação em sua economia e oferta de serviços. Cabe à comunidade Joaquinense,
com a participação de todos os seus segmentos sociais, o desenvolvimento de
trabalhos que contemplem mais este objetivo.
Atualmente,
São Joaquim, devido aos fatores climáticos, viabiliza a agricultura e a
fruticultura diversificada, estruturando sua economia agrícola de forma mais
abrangente na produção de maçã e consolidando também a vitivinicultura.
5.2 DIMENSÃO
PEDAGÓGICA.
O processo
ensino-aprendizagem é baseado na proposta curricular de Santa Catarina com
ênfase na concepção histórico-cultural em acordo com Vigotski. Nossos conteúdos
são em acordo também com a proposta curricular de Santa Catarina no nosso caso
ensino fundamental com as disciplinas curriculares de nossa proposta em 1998.
O currículo é
composto das disciplinas essenciais ao desenvolvimento dos alunos e também há a
inserção de temas transversais, as metodologias são variadas e colocadas ao
longo do ano em forma de projetos importantes que são aplicados com o objetivo
de minimizar a diversidade encontrada na escola, dentre estes projetos
destacamos o projeto “A Escola é de Todos”, que visa comprometer toda a
comunidade escolar no embelezamento da escola, com plantio de flores, árvores,
coleta seletiva de lixo além da preservação do meio ambiente, destacamos também
o projeto Semana Literária e Cultural, que visa o incentivo a leitura e
interpretação de textos além de aproveitar os artistas e escritores locais a
mostrarem seus trabalhos e a importância da preservação da cultura através dos
livros e trabalhos artísticos, destacamos ainda o projeto de final de ano que é
o Festival de Valores da Escola, que mostra o desempenho e a capacidade de cada
aluno onde cada turma apresenta um número artístico e cultural mostrando as
aptidões adquiridas ao longo do ano. A Escola adota como forma de avaliação
baseado no Decreto 158, mas vai muito além deste, pois propõe além da avaliação
formal a inclusão e o exercício da auto avaliação onde cada educando poderá
exercitar o olhar para si mesmo e definir o seu nível de comprometimento com o
seu aprendizado ajudando inclusive o professor a melhorar a sua avaliação.
Para melhorar
ou evitar a retenção de alunos a escola desenvolve o programa PENOA e o
programa Mais Educação, onde através destes há uma maior interação com os Pais
dos alunos que enfrentam este tipo de problema, com isso a escola tem
conseguido reduzir consideravelmente o nível de retenção dos alunos, além disso
reforça-se a importância dos encontros pedagógicos, pois nestes encontros os
professores tem a oportunidade de trocar experiências exitosas, formas de
trabalho diferenciadas, tentando buscar a multidisciplinariedade, inclusive os
Pais destes alunos são bem mais participativos no processo de aprendizagem dos
seus filhos.
As relações
professor-aluno são estimuladas de forma clara, tentando buscar a força do
diálogo sempre procurando trazer os Pais para situá-los dos problemas
enfrentados pela escola, realizamos também a semana da família na escola onde a
comunidade vem a escola num dia diferente para ver a escola com uma aliada da
educação dos seus filhos com palestras, atividades esportivas e lúdicas,
oportunizando uma maior interação entre Pais, Professores e Alunos.
Também são trabalhados através de
atividades ensino-aprendizagem, tais como: aulas expositivas, neste ponto é
importante salientar o apoio do uso das tecnologias da informação, através dos
monitores de informática, essas T.I.’s
vem contribuindo de forma efetiva no apoio a aprendizagem dos alunos,
planejamento coletivo visando efetivar a interdisciplinaridade, apresentações
culturais (mostra de teatro, dança e música); jogos educativos; palestras de sensibilização;
parcerias com a comunidade escolar, (Programa Mais Educação.); gincanas;
exposição de trabalhos realizados em sala de aula; passeios e visitação em
locais públicos; vale ressaltar também a disciplina trabalhada na escola e
também a construção coletiva desta forma de gestão, onde os próprios alunos em
conjunto com Pais e Professores elaboraram um contrato de convivência que tem
feito toda a diferença em vários aspectos, destes citamos, a conservação do
patrimônio.
Os Professores, no contexto
escolar, na medida do possível são valorizados de acordo com seus níveis de
comprometimento com a escola, neste ano faremos inclusive a avaliação dos
mesmos por parte dos alunos para termos uma visão mais ampla de seus
desempenhos, também para sua valorização a Escola sempre entrega como forma de
premiação uma lembrança aos Professores que são destaques ao longo do ano,
destaca-se um dos anos finais e um dos anos iniciais.
O planejamento de cada disciplina é
bimestral e construído também de forma coletiva, onde são trabalhados projetos
escolhidos por todos, em acordo com as datas do ano vão se construindo projetos
e estes temas abordados em determinados dias são devolvidos pelos alunos de
forma lúdica e prazerosa.
5.3 DIMENSÃO ADMINISTRATIVA
A Escola possui 01 Diretor, 01
Assistente de Educação, 03 Assistentes Técnico-pedagógicos, 01 agente de serviços
gerais, 03 serventes II e 25 Professores, destes profissionais, com exceção do
agente de serviços gerais e serventes, todos tem Pós-graduação, além destes a
escola possui o Conselho Deliberativo Escolar, a Associação de Pais e
Professores e o Grêmio Estudantil, todos atuantes. O Conselho Deliberativo
junto com a APP definem onde como são aplicados os recursos financeiros
oriundos dos programas que a escola participa e atuam sempre junto à escola
participando das decisões mais importantes em suas atividades, o Grêmio
Estudantil atua junto aos alunos trabalhando e auxiliando em todos os projetos
que a escola define ao longo do ano letivo!
A equipe escolar sempre tem autonomia
para decidir sobre os equipamentos e materiais necessários às suas atividades.
A escola na maioria das vezes adota procedimentos administrativos bem
definidos. As atividades e processos desenvolvidos na escola sempre são
documentados e organizados em arquivos. As tarefas, os livros e os materiais a
serem utilizados sempre são preparados antes do início das aulas. Os problemas
de indisciplina na maioria das vezes são resolvidos na própria sala de aula,
sem que se precise recorrer à direção ou a instâncias externas à escola. O grupo
planeja as atividades sempre de forma coletiva, as decisões importantes,
sempre, antes de serem tomadas são consultadas todas as instâncias da
comunidade escolar e tem funcionado muito bem, as vezes o que atrapalha um
pouco é o engessamento de alguns programas pré-definidos pelo próprio Estado!
5.4 DIMENSÃO FINANCEIRA
A escola
depende financeiramente quase em sua totalidade de recursos oriundos do Estado,
a APP realiza algumas atividades ao longo do ano no sentido de angariar alguns
recursos como complementação de renda, a Escola participa de vários programas
governamentais, tais como, PDDE interativo, Atleta na escola, Mais Educação,
programas estes que são extremamente importantes e que garantem a
sustentabilidade da Escola com estes recursos federais, já os recursos
estaduais garantem a merenda escolar a contratação e pagamento das serventes e
temos o cartão corporativo para serem dirimidas as pequenas e urgentes despesas
corriqueiras na manutenção da escola. A direção sempre divulga os gastos efetuados
pela escola, prezando pela transparência da gestão financeira. A direção sempre
registra de forma apropriada os gastos efetuados pela escola. A direção sempre
tem objetivos claros para a aplicação dos recursos financeiros disponíveis e
efetua o os gastos de acordo com os procedimentos legais e com as necessidades
da escola. A direção ainda mantem o pagamento do escritório contábil para
realizar as prestações de contas dos recursos oriundos de esferas federais e
estaduais.
5.3 DIMENSÃO FISICA
A Escola possui
13 salas de aula com capacidade para 36 alunos cada, possui 01 sala de
informática com 13 computadores, 01 sala pequena para Biblioteca, 01 pátio
interno coberto com refeitório, 01 pequeno palco, 02 banheiros no pátio interno
sendo 01 feminino e 01 masculino, 01 banheiro adaptado, 01 ginásio esportivo
com dois vestiários e mais dois banheiros, sendo 01 feminino e 01 masculino, 2
cozinhas, sendo 01 terceirizada para NUTRIPLUS e a outra de uso dos
Professores, 01 sala para atendimento pedagógico, 01 sala para os Professores,
01 sala para a Secretaria da Escola e 01 sala para a Direção da Escola.
Destes a escola
considera que as instalações do Almoxarifado não existem. Área de Serviço estão
inadequados. Biblioteca está inadequada. Circulações internas adaptadas para
estudantes com deficiência estão inadequadas. Cozinha está inadequada. Depósito
de material de limpeza está inadequado. Despensa está inadequada. Laboratório
de ciências inexistente. Sanitário adaptado para estudantes com deficiência
está inadequado. Não há banheiro de uso exclusivo dos profissionais, com
chuveiro, pia e vaso sanitário. Não há espaços especialmente planejados para
recepção e acolhimento dos familiares.
METAS
- Angariar recursos
financeiros para elaboração de projetos em parcerias com empresas privadas
anualmente!
- Criar anualmente,
eventos de caráter permanente que motivem a comunidade escolar ao trabalho
coletivo!
- Promover cursos de
formação continuada ao professor, ao longo dos quatro anos de gestão!
- Manter e melhorar
as regras disciplinares da escola em acordo com os entes escolares durante
os quatro anos!
- Manter e melhorar
os índices do IDEB da escola nos anos iniciais até 2019!
- Elevar os índices
do IDEB da escola referente aos anos finais para 5,8 até 2019!
- Construir e/ou
reformar os espaços físicos que estão inadequados na Escola até dezembro
de 2019.
AÇÕES
Tipo
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Dimensão
administrativa/Meta 4
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Título
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Diminuir a
indisciplina!
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Ação
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Estabelecer
regras e sanções claras e coletivas, que sejam elaboradas pela comunidade
escolar!
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Objetivos específicos
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Sensibilizar
os alunos para a importância do bom andamento das atividades na escola!
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Início
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07/04/2016
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Fim
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18/12/2019
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Público alvo
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Alunos,
professores, funcionários e direção!
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Recurso
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200,00
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Responsáveis pela ação
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Direção,
ATP’s, Professores, Grêmio Estudantil, APP e Conselho Deliberativo.
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Tipo
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Dimensão
administrativa/Meta 4
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Título
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Diminuir a
indisciplina!
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Ação
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Premiar a
turma com melhor desempenho de comportamento, notas e participação nas
atividades da escola!
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Objetivos específicos
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motivar as
turmas e premiá-las também de forma coletiva.
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Início
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03/04/2016
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Fim
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18/12/2019
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Público alvo
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alunos!
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Recurso
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2.000,00
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Responsáveis pela ação
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Direção,
APP, Conselho Deliberativo e ATP’s.
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Tipo
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Dimensão
pedagógica
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Título
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Diminuir a
indisciplina
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Ação
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Organizar
palestras de sensibilização com advogados, promotores, juízes, conselho
tutelar, Pais!
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Objetivos específicos
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Mostrar aos
alunos experiências de sucesso e também as causas de futuros insucessos!
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Início
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30/04/2016
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Fim
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18/12/2019
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Público alvo
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Alunos,
Pais!
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Recurso
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1.000,00
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Responsáveis pela ação
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ATP’s.
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Tipo
|
Dimensão
pedagógica
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Título
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Diminuir a
indisciplina
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Ação
|
Organizar
palestras de sensibilização com advogados, promotores, juízes, conselho
tutelar, Pais!
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Objetivos específicos
|
Mostrar aos
alunos experiências de sucesso e também as causas de futuros insucessos!
|
Início
|
30/04/2016
|
Fim
|
18/12/2019
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Público alvo
|
Alunos,
Pais!
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Recurso
|
1.000,00
|
Responsáveis pela ação
|
ATP’s.
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