Plano de Gestão 2016

Plano de Gestão

2016/2019

Reestruturação


Apresentação


Em consonância com o Decreto Estadual nº 1.794/2013, que “dispõe sobre a Gestão Escolar da Educação Básica e Profissional, em todos os níveis e modalidades, da rede estadual de ensino”, a Escola de Educação Básica Ary de Souza Borges, vem através deste instrumento apresentar o Plano de Gestão Escolar para a gestão 2016/2019.
É necessário ressaltar que este plano foi construído coletivamente, onde foram ouvidos todos os setores que envolvem a comunidade escolar, lembrando que participamos da capacitação ocorrida em Florianópolis que nos trouxe subsídios importantíssimos na elaboração deste plano e agora mais esta capacitação que está trazendo novos subsídios para que possamos melhorar a nossa atuação enquanto gestores através da plataforma e-proinfo, onde podemos interagir de uma forma mais completa trocando ideias e informações com nossos colegas gestores e também com nossa moderadora.
Já no início do ano letivo de 2016 na semana do planejamento escolar, iniciamos o trabalho do plano, conforme orientação da capacitação dos diretores, realizando com os professores, funcionários, representantes da APP, do conselho deliberativo e do grêmio estudantil onde nesta semana foi revisto o diagnóstico da escola e também foram traçadas, com base no documento fornecido aos diretores sobre os principais problemas que afetam a educação, uma série de metas e ações que ao longo do desenvolvimento deste plano serão devidamente especificadas e posteriormente postas em ação!
É preciso dizer da importância da construção realizada de forma coletiva na realização deste trabalho, que temos convicção que será exitoso e não será somente mais um instrumento de planejamento engavetado, mas sim, direcionará o trabalho do dia-a-dia da escola, onde perseguiremos incansavelmente a nossa missão de “transformar a sociedade joaquinense” em cidadãos ativos e partícipes do processo de desenvolvimento municipal através da escola.
Temos consciência da nossa responsabilidade enquanto gestor escolar e faremos o que nos for possível para promovermos ações, sempre de forma coletiva, na construção de um futuro mais próspero, para isto, contamos com o comprometimento de todos os setores da comunidade escolar!



IDENTFICAÇÃO DO DIRETOR

1. NOME: Pedro Paulo Goulart da Silva.

1.1 FORMAÇÃO: Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 1984).

1.2 Graduado em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI – 2008).

1.3 Pós graduado (Lato Sensu) em Educação Geral pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC – 1994).

1.4 Pós graduado (Lato sensu) em Administração de Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-FEPESE – 1999).

1.5 Pós graduado (Lato sensu) em Gestão Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 2011).

1.6  ENDEREÇO RESIDENCIAL: Avenida Assis Martorano, 373. Bairro Martorano. CEP. 88600-000 – São Joaquim SC.
1.7 TELEFONE: (49) 3233 2511 residencial. (49) 9992 1408 celular. (49) 3233 0558 Escola.


2.    IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

2.1  NOME: Escola de Educação Básica Ary de Souza Borges.

2.2  MUNICÍPIO: São Joaquim – SC.

2.3  ENDEREÇO: Rua Dr. Jorge Bleyer s/nº.


2.4        NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO OFERTADOS: A Escola oferece o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e oferece também o Programa “Mais Educação” com 05 oficinas, sendo elas, 1 – Alfabetização e letramento. Duas oficinas. 2 – Iniciação a instrumentos de corda. 3 – Dança. 4 – Redes Sociais.

2.5  QUANTIDADE DE TURMAS POR ETAPAS E MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E TURNO: No período matutino a escola possui 06 turmas, que são, 4º ano 1, 5º ano 1, 6º ano 1, 7º ano 1 e 8º ano 1 e 9º Ano 1. Trabalha ainda com o programa “Mais Educação”, com as seguintes oficinas, Alfabetização e Letramento na terça e quinta feira das 09:00 às 12:00 horas e das 13:15 às 16:00 horas, Iniciação a instrumentos de corda segunda-feira das 09:00 às 12:00 horas e das 13:15 às 16:00 horas, Dança na quarta-feira das 09:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas e Redes Sociais na sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas e das 13:15 às 16:00 horas.


2.6 No período vespertino a escola possui 11 turmas, que são 1º ano 1, 1º ano 2, 2º ano 1, 2º ano 2, 3º ano 1, 3º ano 2, 4º ano 2, 5º ano 2, 6º ano 2, 8º ano 2 e 9º ano. Trabalha ainda com o programa “Mais Educação”, conforme determinado no parágrafo anterior e ainda possui duas turmas do PENOA, uma de anos iniciais e outra de anos finais.
    

2.7 QUANTIDADE DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA DOCÊNCIA: A Escola conta com 25 profissionais em exercício, como segue:
Professor
C.H.
Disciplina
Vínculo
Giceli Elaine da Silva Souza
40h
Matemática
Efetivo
Rogério Barbosa
30h
História e Geografia
Efetivo
Josiane Souza Amaral
20h
Ciências
Efetivo
Daniela Rodrigues Lucio
40h
Anos Iniciais
Efetivo
Maria Gorete Machado
40h
Artes
Efetivo
Nériton Luiz Barbosa
30h
Inglês
Efetivo
Sandra Padilha Alves
40h
Língua Portuguesa
Efetivo
Nair BorgesHabitzreuter
20h
Anos Iniciais
ACT
Larissa Alves Matos
20h
2º Professor
ACT
Larissa Castelo Campos
40h
Mais Educação
ACT
Elizabeth Bathke Vieira
20h
Anos Iniciais
ACT
Elizandra Aparecida dos Santos
20h
Anos Iniciais
ACT
Marlize Padilha Nesi
20h
Anos Iniciais
ACT
Michel Pereira Luciano
10h
Educação Física
ACT
Angelina Costa Linhares
10h
Ensino Religioso
ACT
Mateus Nunes Durand
40h
Monitor Informática
ACT
Lurdete Aparecida Ribeiro
20
Anos Iniciais
ACT
Professor Lages
20
Anos Iniciais
ACT
Ana Mariza Nunes
20
Professor Domiciliar
ACT
Denise Nunes
10
PENOA
ACT
Simoni Goulart
10
História
Efetiva
Ricardo Costa
20
Ed. Física
ACT
Lucas Hugen
10
Ed. Física
ACT
Guilherme Amaral
10
Ed. Física
ACT
Aguilnaldo Pereira
20
Ed. Física
Efetivo


2.8 QUANTIDADE DE PROFESSORES EM OUTRAS ATIVIDADES NA ESCOLA: A escola conta com 03 profissionais na escola, como segue:
Professor
C.H.
Disciplina
Vínculo
Araci Ribeiro de Jesus
40h
A.T.P.
Efetivo
Denise Campos Araújo
40h
A.T.P.
Efetivo
Raquel de Oliveira Nunes
20h
A.T.P.
Efetivo


     2.8 QUANTIDADE DE SERVIDORES: A Escola conta com 04 servidores, como segue:
Nome
C.H.
Função
Maribél Córdova de Liz
44h
Auxiliar de Serviços Gerais
Vanilda Francisca da Silva
44h
Servente II
Isalete Mesquita Pereira
44h
Servente I
Salete Aparecida Vargas
44h
Servente I




3. REFERENCIAL TEÓRICO


O referencial teórico que sustentará o trabalho desenvolvido na escola EEB Ary de Souza Borges e o processo ensino aprendizagem tem como base a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998).
Além das ideias do educador Paulo Freire, nossa proposta pedagógica tem influencia das teorias sócio-históricas desenvolvidas por Vygotsky e Bakhtin. Suas ideias têm servido de base para muitos educadores interessados na construção de uma nova pedagogia.
 A concepção histórico-cultural, à medida que considera todos capazes de aprender a compreender que as relações e interações sociais estabelecidas pelas crianças e pelos jovens são fatores de apropriação de conhecimento, traz consigo a consequência da responsabilidade ética da escola com a aprendizagem de todos, uma vez que ela é interlocutora privilegiada nas interações sociais dos alunos. E, portanto, a escola é responsável por formar cidadãos motivados, críticos, capazes de realizar produções cada vez mais aprimoradas, sejam elas no campo da língua das ciências ou no campo da arte, incluindo ainda a apreciação de múltiplas produções artísticas ligadas a diferentes culturas e momentos históricos.
O conhecimento constitui-se das produções humanas, histórica e culturalmente elaboradas e apropriadas pelo sujeito através das interações sociais, na busca da compreensão de si, do outro e do mundo.
Para Vygotsky, as funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do individuo e seu contexto cultural e social.
Ele define cultura como uma espécie de palco de negociação. Seus membros estão em constante movimento de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados. Considerada, assim, a vida social como um processo dinâmico onde um sujeito e ativo e onde acontece a interação entre o mundo e subjetivo de cada um.
Dentro dessa visão, articulando essa teoria com a formação educacional escolar, formal, a ação do professor se tornou ainda mais insubstituível e é considerado de extrema importância Seu papel de mediador entre o senso comum do aluno e o saber cientifico é fundamental para que ele possa construir um conhecimento mais elaborado e significativo da realidade. É sua função verificar o que e como o educador esta aprendendo, se esta fazendo algo que se encontra ao seu alcance ou distante de suas reais possibilidades; se tem condições de avançar mais. E diante desse diagnostico, fazer as devidas adequações, desencadeando novas ações e reflexões.
Para Bakhtin, o homem não nasce só como um organismo biológico abstrato, precisando também de um nascimento social. O sujeito aprende a realidade e constrói a realidade, portanto, da sentindo ao seu viver, a partir de sua relação social com o outro e isso vem permeado pela linguagem. Portanto, o social é responsável pela construção da linguagem e esta é essencial na construção do conhecimento.
Transpondo esses pensamentos para a educação de modo geral, podemos dizer aquilo que o individuo traz para a situação pedagógica depende das condições de vida real que o meio social permite que ele tenha. Assim, toda situação pedagógica pressupõe a compreensão do significado social de cada comportamento no conjunto das condições de existência em que ocorre.
A escola, ao pretender ensinar, deve levar em conta o que o aluno traz consigo, a sua experiência pessoal, adquirida no seu grupo social. A experiência do saber não deve representar ruptura com o que o aluno traz a escola, mas deve estabelecer uma continuidade que leve domínio processo de construção. O sujeito estará sempre alimentado às questões a partir do que consegue retirar da relação e devolver a ele.
De acordo a proposta curricular de Santa Catarina (1998) as ações pedagógicas (relação de ensino aprendizagem) deveram caracterizar movimento social a partir do micro universo da sala de aula. O que significa que a sala de aula é só um espaço especifico, apropriado para algumas tarefas partes de um projeto maior que se desenrolaram ocupando espaços cada vez mais amplos (imersão na sociedade).
Encarar aprendizagem para dar sentido ao ensino é, antes de qualquer coisa, interagir, interpretar, compreender, participar. É, também, como corolário, abandonar o autoritarismo nas relações dentro da escola e da sala de aula.  Por outro lado, compreender o processo de aprendizagem é atuar no sentido de que haja continuidade na conquista do saber, o que nunca acontece na solidão, isto é para caminhar com o aluno. O professor também vai, necessariamente, construindo o seu próprio saber (que alias, deve ser registrado através de relatos, para que seja possível a interação e o aprendizado em outros níveis dentro da própria escola).
Portanto, na perspectiva de Vygotsky construir conhecimento implica numa ação compartilhada, já que é através dos outros que as relações entre sujeito o objetivo do conhecimento são estabelecidas.
O paradigma esboçado sugere, assim, um redirecionamento do valor das interações sociais (entre os alunos e o professor e entre as crianças no contexto escolar). Essas passam a ser entendidas como condição necessária para a produção de conhecimento por parte dos alunos, particularmente, aquelas que permitem, o dialogo, a cooperação e a troca de informação mutua, o confronto de pontos de vista divergentes e que implicam na divisão de tarefas onde cada um tem responsabilidade que, sanadas resultam no alcance de um objetivo comum. Cabe, portanto, ao professor, não somente, permitir que elas ocorram, como também promovê-las no cotidiano da sala de aula.
Para Bakhtin (1990), o dialogo permeia tudo. Esta na base de todas as relações humanas. Não é possível construir conhecimento sem ter como referencial o outro.
Nesse sentido há muito em comum entre Bakhtin e Paulo Freire. Este via na relação pedagógica um diálogo no qual o educador e o educando se tornam sujeitos interativos mediatizados pelo mundo. Considerava a dimensão interlocutiva como principio básico do processo de ensino-aprendizagem, em que o professor e aluno dialogam como locutor e interlocutor, praticando, assim, o exercício da democracia.
Dentro deste perfil, nossa escola, num processo de construção coletiva está delineando um futuro promissor para a comunidade escolar, sempre com a força do diálogo na tomada de decisões e diminuindo consideravelmente a margem de erro na execução das metas.

            4. OBJETIVO GERAL
4.1 A nossa escola tem por missão: “Ser um Agente Transformador Sociedade Joaquinense”.
4.2  De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina, a Escola de Educação Básica Ary de Souza Borges tem como objetivo geral, Através do PPP e PGE, nortear e conduzir o ensino-aprendizagem, partindo do pressuposto de que o conhecimento é um patrimônio coletivo e por isso deve ser socializado, respeitando limites e individualidades de cada educando, com foco no diálogo e no trabalho coletivo.

            5. DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
5.1  DIMENSÃO SOCIOECONOMICA:
Até os anos cinquenta, a economia Joaquinense era basicamente a pecuária extensiva. Após esta data, começaram a serem implantadas em São Joaquim as primeiras indústrias extrativas de madeira, para atender as necessidades econômicas do local. Como São Joaquim era revestido por imensos pinhais, a região começou a atrair imigrantes, principalmente os de origem italiana, que deram inicio ao extrativismo irracional, sem nenhum critério de preservação ecológica, fazendo com que vastas florestas de araucárias desaparecessem quase que totalmente.

A mão-de-obra utilizada na indústria madeireira era dos caboclos, que habitavam as terras do município. Os caboclos, até então, acostumados a trabalhar nas fazendas da região, em troca de moradia, alimentação e vestiário, viam trabalhar nas madeireiras uma nova perspectiva de vida, onde agora, em troca de seu trabalho, recebiam salário fixo, casas para morar e crédito para fazer compras para suprir suas necessidades de alimentação e vestuário, no armazém da própria madeireira. Nos meados dos anos setenta, as madeireiras, que haviam explorado e destruído a vasta reserva de pinhais, sem qualquer critério, começaram a se retirar da região, deixando para trás uma região devastada e uma população que havia saído da zona rural, onde estava acostumada com a lida do campo, completamente desamparada e, em muitos casos, com mutilações provocadas por suas máquinas. Essa mesma população, quando se vê desamparada, começa a se instalar nos pontos periféricos da cidade de São Joaquim, já que se desabilitou da vida rural, dando assim, aos bairros populares. Após o ciclo do “Extrativismo da Madeira”, a agropecuária e a fruticultura surgem como nova alternativa econômica para o município de São Joaquim.

Nos anos oitenta, surge a Escola de Educação Básica Ary de Souza Borges, no bairro Martorano, nas proximidades de duas serrarias: a Agroindústria Ronda Ltda. e a Madeireira Grillo Ltda., para atender as crianças dessa comunidade.
Esta escola foi implantada em 1984, sob a denominação de Escola Básica Ary de Souza Borges. Em 20 de março foi concebida a autorização para o funcionamento de quinta a oitava série. A escola iniciou seu funcionamento em 1987 e no ano seguinte foi criada uma turma de pré-escolar, apresentando todos os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas em consequência de práticas tradicionais, da centralização e do processo de proletarização dos profissionais da educação.
A construção da escola foi feita sem qualquer fiscalização e averiguação do material utilizado, notando-se a grande ausência de compromisso com o bem público. Hoje, a sua clientela escolar provém do bairro Martorano, Caiçara, Bela Vista, Madre Paulina, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz, Subestação e Centro. Os pais ou responsáveis, na maioria são trabalhadores das cooperativas ou diaristas dos pomares de maçãs e da lavoura de batata percebendo uma renda de salário mínimo, onde cerca de 25% dos alunos recebem o bolsa família. As mães, em sua maioria não possuem profissão definida, trabalham em casa, são faxineiras (diaristas), empregadas domésticas ou diaristas nos trabalhos de fruticultura e agricultura (pomares e lavouras). As famílias são numerosas e muito de seus filhos já trazem consigo a responsabilidade de auxiliar no cuidado dos irmãos menores, durante nove anos a Escola trabalhou com a Escola de Período Integral, fato este que trouxe um novo alento a clientela, que com aulas diversificadas através dos temas transversais a Escola criou um vínculo importante com a comunidade, lamentavelmente a EPI foi sendo gradativamente deixada de lado, garantindo a partir de 2010 apenas a terminalidade para as turmas que já eram integrais e em 2013 foi concluída a última turma da EPI. Já em 2013 a Escola entrou no Programa “Mais Educação” e a partir de 2014 passou a trabalhar com seis oficinas do Programa, alfabetização e letramento, Iniciação a Instrumentos de Corda, Futebol de Salão, Basquetebol, Tênis de Mesa e Xadrez, que são modalidades em que a Escola sempre se destacou em níveis municipal, regional e estadual.  Apesar de todas as dificuldades que a Escola e as famílias enfrentam, os pais valorizam a escola, pelo fato dos mesmos não terem tido a oportunidade de uma melhor educação escolar e também, porque veem nos estudos a possibilidade de ascensão social, significando melhoria na qualidade de vida. Desta forma a maioria dos alunos permanece na escola, o que se pode constatar pelo baixo índice de evasão que a escola apresenta. A Escola possui atualmente 367 alunos, sendo que destes cinquenta e oito recebem bolsa família. Também a Escola possui o maior índice do IDEB na Serra Catarinense nos anos iniciais, 6,2 batendo a meta estabelecida para 2019, o que reforça a nossa responsabilidade e compromisso para com a Educação e com a Escola. As grandes perspectivas para o futuro de São Joaquim e para a escassez de empregos é o seu desenvolvimento como polo turístico, significando uma diversificação em sua economia e oferta de serviços. Cabe à comunidade Joaquinense, com a participação de todos os seus segmentos sociais, o desenvolvimento de trabalhos que contemplem mais este objetivo.
Atualmente, São Joaquim, devido aos fatores climáticos, viabiliza a agricultura e a fruticultura diversificada, estruturando sua economia agrícola de forma mais abrangente na produção de maçã e consolidando também a vitivinicultura.

5.2 DIMENSÃO PEDAGÓGICA.
O processo ensino-aprendizagem é baseado na proposta curricular de Santa Catarina com ênfase na concepção histórico-cultural em acordo com Vigotski. Nossos conteúdos são em acordo também com a proposta curricular de Santa Catarina no nosso caso ensino fundamental com as disciplinas curriculares de nossa proposta em 1998.
O currículo é composto das disciplinas essenciais ao desenvolvimento dos alunos e também há a inserção de temas transversais, as metodologias são variadas e colocadas ao longo do ano em forma de projetos importantes que são aplicados com o objetivo de minimizar a diversidade encontrada na escola, dentre estes projetos destacamos o projeto “A Escola é de Todos”, que visa comprometer toda a comunidade escolar no embelezamento da escola, com plantio de flores, árvores, coleta seletiva de lixo além da preservação do meio ambiente, destacamos também o projeto Semana Literária e Cultural, que visa o incentivo a leitura e interpretação de textos além de aproveitar os artistas e escritores locais a mostrarem seus trabalhos e a importância da preservação da cultura através dos livros e trabalhos artísticos, destacamos ainda o projeto de final de ano que é o Festival de Valores da Escola, que mostra o desempenho e a capacidade de cada aluno onde cada turma apresenta um número artístico e cultural mostrando as aptidões adquiridas ao longo do ano. A Escola adota como forma de avaliação baseado no Decreto 158, mas vai muito além deste, pois propõe além da avaliação formal a inclusão e o exercício da auto avaliação onde cada educando poderá exercitar o olhar para si mesmo e definir o seu nível de comprometimento com o seu aprendizado ajudando inclusive o professor a melhorar a sua avaliação.
Para melhorar ou evitar a retenção de alunos a escola desenvolve o programa PENOA e o programa Mais Educação, onde através destes há uma maior interação com os Pais dos alunos que enfrentam este tipo de problema, com isso a escola tem conseguido reduzir consideravelmente o nível de retenção dos alunos, além disso reforça-se a importância dos encontros pedagógicos, pois nestes encontros os professores tem a oportunidade de trocar experiências exitosas, formas de trabalho diferenciadas, tentando buscar a multidisciplinariedade, inclusive os Pais destes alunos são bem mais participativos no processo de aprendizagem dos seus filhos.
As relações professor-aluno são estimuladas de forma clara, tentando buscar a força do diálogo sempre procurando trazer os Pais para situá-los dos problemas enfrentados pela escola, realizamos também a semana da família na escola onde a comunidade vem a escola num dia diferente para ver a escola com uma aliada da educação dos seus filhos com palestras, atividades esportivas e lúdicas, oportunizando uma maior interação entre Pais, Professores e Alunos.
Também são trabalhados através de atividades ensino-aprendizagem, tais como: aulas expositivas, neste ponto é importante salientar o apoio do uso das tecnologias da informação, através dos monitores de informática, essas T.I.’s  vem contribuindo de forma efetiva no apoio a aprendizagem dos alunos, planejamento coletivo visando efetivar a interdisciplinaridade, apresentações culturais (mostra de teatro, dança e música); jogos educativos; palestras de sensibilização; parcerias com a comunidade escolar, (Programa Mais Educação.); gincanas; exposição de trabalhos realizados em sala de aula; passeios e visitação em locais públicos; vale ressaltar também a disciplina trabalhada na escola e também a construção coletiva desta forma de gestão, onde os próprios alunos em conjunto com Pais e Professores elaboraram um contrato de convivência que tem feito toda a diferença em vários aspectos, destes citamos, a conservação do patrimônio.
Os Professores, no contexto escolar, na medida do possível são valorizados de acordo com seus níveis de comprometimento com a escola, neste ano faremos inclusive a avaliação dos mesmos por parte dos alunos para termos uma visão mais ampla de seus desempenhos, também para sua valorização a Escola sempre entrega como forma de premiação uma lembrança aos Professores que são destaques ao longo do ano, destaca-se um dos anos finais e um dos anos iniciais.
O planejamento de cada disciplina é bimestral e construído também de forma coletiva, onde são trabalhados projetos escolhidos por todos, em acordo com as datas do ano vão se construindo projetos e estes temas abordados em determinados dias são devolvidos pelos alunos de forma lúdica e prazerosa.

5.3 DIMENSÃO ADMINISTRATIVA
A Escola possui 01 Diretor, 01 Assistente de Educação, 03 Assistentes Técnico-pedagógicos, 01 agente de serviços gerais, 03 serventes II e 25 Professores, destes profissionais, com exceção do agente de serviços gerais e serventes, todos tem Pós-graduação, além destes a escola possui o Conselho Deliberativo Escolar, a Associação de Pais e Professores e o Grêmio Estudantil, todos atuantes. O Conselho Deliberativo junto com a APP definem onde como são aplicados os recursos financeiros oriundos dos programas que a escola participa e atuam sempre junto à escola participando das decisões mais importantes em suas atividades, o Grêmio Estudantil atua junto aos alunos trabalhando e auxiliando em todos os projetos que a escola define ao longo do ano letivo!
A equipe escolar sempre tem autonomia para decidir sobre os equipamentos e materiais necessários às suas atividades. A escola na maioria das vezes adota procedimentos administrativos bem definidos. As atividades e processos desenvolvidos na escola sempre são documentados e organizados em arquivos. As tarefas, os livros e os materiais a serem utilizados sempre são preparados antes do início das aulas. Os problemas de indisciplina na maioria das vezes são resolvidos na própria sala de aula, sem que se precise recorrer à direção ou a instâncias externas à escola. O grupo planeja as atividades sempre de forma coletiva, as decisões importantes, sempre, antes de serem tomadas são consultadas todas as instâncias da comunidade escolar e tem funcionado muito bem, as vezes o que atrapalha um pouco é o engessamento de alguns programas pré-definidos pelo próprio Estado!

5.4  DIMENSÃO FINANCEIRA

A escola depende financeiramente quase em sua totalidade de recursos oriundos do Estado, a APP realiza algumas atividades ao longo do ano no sentido de angariar alguns recursos como complementação de renda, a Escola participa de vários programas governamentais, tais como, PDDE interativo, Atleta na escola, Mais Educação, programas estes que são extremamente importantes e que garantem a sustentabilidade da Escola com estes recursos federais, já os recursos estaduais garantem a merenda escolar a contratação e pagamento das serventes e temos o cartão corporativo para serem dirimidas as pequenas e urgentes despesas corriqueiras na manutenção da escola. A direção sempre divulga os gastos efetuados pela escola, prezando pela transparência da gestão financeira. A direção sempre registra de forma apropriada os gastos efetuados pela escola. A direção sempre tem objetivos claros para a aplicação dos recursos financeiros disponíveis e efetua o os gastos de acordo com os procedimentos legais e com as necessidades da escola. A direção ainda mantem o pagamento do escritório contábil para realizar as prestações de contas dos recursos oriundos de esferas federais e estaduais.

5.3  DIMENSÃO FISICA
A Escola possui 13 salas de aula com capacidade para 36 alunos cada, possui 01 sala de informática com 13 computadores, 01 sala pequena para Biblioteca, 01 pátio interno coberto com refeitório, 01 pequeno palco, 02 banheiros no pátio interno sendo 01 feminino e 01 masculino, 01 banheiro adaptado, 01 ginásio esportivo com dois vestiários e mais dois banheiros, sendo 01 feminino e 01 masculino, 2 cozinhas, sendo 01 terceirizada para NUTRIPLUS e a outra de uso dos Professores, 01 sala para atendimento pedagógico, 01 sala para os Professores, 01 sala para a Secretaria da Escola e 01 sala para a Direção da Escola.
Destes a escola considera que as instalações do Almoxarifado não existem. Área de Serviço estão inadequados. Biblioteca está inadequada. Circulações internas adaptadas para estudantes com deficiência estão inadequadas. Cozinha está inadequada. Depósito de material de limpeza está inadequado. Despensa está inadequada. Laboratório de ciências inexistente. Sanitário adaptado para estudantes com deficiência está inadequado. Não há banheiro de uso exclusivo dos profissionais, com chuveiro, pia e vaso sanitário. Não há espaços especialmente planejados para recepção e acolhimento dos familiares.

 METAS

  1. Angariar recursos financeiros para elaboração de projetos em parcerias com empresas privadas anualmente!


  1. Criar anualmente, eventos de caráter permanente que motivem a comunidade escolar ao trabalho coletivo!

  1. Promover cursos de formação continuada ao professor, ao longo dos quatro anos de gestão!

  1. Manter e melhorar as regras disciplinares da escola em acordo com os entes escolares durante os quatro anos!

  1. Manter e melhorar os índices do IDEB da escola nos anos iniciais até 2019!

  1. Elevar os índices do IDEB da escola referente aos anos finais para 5,8 até 2019!

  1. Construir e/ou reformar os espaços físicos que estão inadequados na Escola até dezembro de 2019.


AÇÕES

                   
Tipo
Dimensão administrativa/Meta 4
Título
Diminuir a indisciplina!
Ação
Estabelecer regras e sanções claras e coletivas, que sejam elaboradas pela comunidade escolar!
Objetivos específicos
Sensibilizar os alunos para a importância do bom andamento das atividades na escola!
Início
07/04/2016
Fim
18/12/2019
Público alvo
Alunos, professores, funcionários e direção!
Recurso
200,00
Responsáveis pela ação
Direção, ATP’s, Professores, Grêmio Estudantil, APP e Conselho Deliberativo.


Tipo
Dimensão administrativa/Meta 4
Título
Diminuir a indisciplina!
Ação
Premiar a turma com melhor desempenho de comportamento, notas e participação nas atividades da escola!
Objetivos específicos
motivar as turmas e premiá-las também de forma coletiva.
Início
03/04/2016
Fim
18/12/2019
Público alvo
alunos!
Recurso
2.000,00
Responsáveis pela ação
Direção, APP, Conselho Deliberativo e ATP’s.


Tipo
Dimensão pedagógica
Título
Diminuir a indisciplina
Ação
Organizar palestras de sensibilização com advogados, promotores, juízes, conselho tutelar, Pais!
Objetivos específicos
Mostrar aos alunos experiências de sucesso e também as causas de futuros insucessos!
Início
30/04/2016
Fim
18/12/2019
Público alvo
Alunos, Pais!
Recurso
1.000,00
Responsáveis pela ação
ATP’s.



Tipo
Dimensão pedagógica
Título
Diminuir a indisciplina
Ação
Organizar palestras de sensibilização com advogados, promotores, juízes, conselho tutelar, Pais!
Objetivos específicos
Mostrar aos alunos experiências de sucesso e também as causas de futuros insucessos!
Início
30/04/2016
Fim
18/12/2019
Público alvo
Alunos, Pais!
Recurso
1.000,00
Responsáveis pela ação
ATP’s.