quinta-feira, 9 de junho de 2016

Abertura da 3º Semana Literária e Cultural

A palestra com o tradicionalista, José Edésio Guimarães, autor do livro “O Homem e o cavalo”, foi envolvente e encantou os alunos e professores da EEB Ary de Souza Borges.
O escritor destacou a importância “do cavalo” desde os primórdios até os dias atuais, lembrou que a recepção em festas e a chegada de autoridades já é tradição, com as cavalarias.
Edésio, contou que a sua inspiração para escrever o livro foi dos seus ancestrais que relatavam suas histórias, lembrou à comunidade escolar de como a vida de antigamente era difícil, e que até o sal era preciso ir ao litoral, a cavalo, para buscá-lo.
Alguns personagens ilustres, citados na obra, ganharam destaque especial, tais como Anita Garibaldi e Assis Chateaubriand. Personalidades como Henrique Hélion Velho Córdova, ex-governador de Santa Catarina, e Dilor Freitas, foram lembrados na palestra do escritor.
Para finalizar, José Edésio Guimarães falou da “Homenagem aos idosos”, são símbolos do "tropeirismo”, disse que se sentiu honrado no dia do lançamento, pois lá estavam centenas de pessoas, sentadas na primeira fila, esperando para serem homenageadas.

A EEB Ary de Souza Borges agradece a participação do escritor joaquinense, José Edésio Guimarães, que enalteceu a abertura da 3º semana literária e Cultural. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário